sábado, 27 de novembro de 2010

Pasta de Alho


Ingredientes:
1 cabeça de alho grande
1/2 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de maionese
Manjericão e alecrim secos
Azeite
Sal

Papel alumínio

Preparação:
Coloque a cabeça de alho sobre o alumínio, tempere com as ervas, uma pitada de sal e azeite. Feche bem (não deixe nenhuma abertura, pois o vapor deve ficar preso para cozinhar o alho). Coloque o pacote numa forno médio, de 35-45 minutos. Quando estiver assado, retire do fogo e amasse, para retirar a pasta de alho, adicione os demais ingredientes, corrija o sal.

Sirva a pasta com torradas ou bolachas de coquetel.

Você muda a receita?

Comida de grife



John Galliano, o pirata e diretor artístico da Christian Dior está assinando uma linha de macarons para a famosa pâtisserie francesa Ladurée. Os doces tem sabor de rosas com gengibre. A receita exclusiva foi inspirada no novo perfume do Galliano, Parlez-moi d’Amour. Disponível em três tamanhos a série limitada chega às lojas Ladurée este mês e ficam por tempo indeterminado. Para quem não sabe, a Ladurée flerta com o mundo da moda há muito tempo. Grandes nomes como Christian Louboutin (assim como os sapatos da sola vermelha, também criou os macarons de sola vermelha), Christian Lacroix, Alexis Mabille, Chantal Thomass, Sonia Rykiel e Anna Sui já criaram caixinhas em edição especial para a boutique de doces.

Molho simples com o Chef Itamar Sinigaglia



Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 cebola finamente picada
1 talo de alho-poró picado
4 dentes de alho picados
50ml de conhaque
1 lata de 1,100kg de tomate pelado picado
1 folha de louro
3 talos de tomilho fresco
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
500g de spaghetti
75g de azeitonas pretas
1 xícara de creme de leite gordo
4 talos de salsinha e de manjericão picados
1 pitada de alecrim
125g de queijo grana padano


Modo de preparo
Cozinhe a massa na água com sal grosso. reserve

Numa frigideira doure o alho e a cebola, por 5 minutos. Em seguida, adicione o alho-porró e refogue rapidamente. Acrescente o conhaque e espere o álcool evaporar. Some o molho de tomate e a folha de louro. Mexa levemente e inclua as azeitonas, a salsinha e o alecrim.
Quando o molho começar a ferver, inclua o creme de leite fresco e misture bem.
Sirva com queijo ralado na hora e salpiques de salsinha.

Arte Urbana no Spoleto


O Spoleto colocou no ar esta semana uma promoção de pratos como já faz há alguns anos. A novidade desta vez é que pra ganhar os pratos, você não precisa juntar selos, basta inteirar 5,50 no valor da sua refeição e o prato é seu. Isso claro é um detalhe, a graça da coisa é que ao invés dos temas batidos das edições passadas como a Copa do Mundo, a Amazônia e as civilizações antigas, o contexto agora é Arte Urbana. Já foi explorado por eles uma vez numa linha de copos, mas vamos combinar, prato é muito mais legal. Eu como sou um tarado com grafite e arte urbana achei sensacional a série dos 8 pratos. Os artistas são figurinhas já conhecidas no meio e fizeram um ótimo trabalho. Mais do que isso, acho que a proposta de popularizar a street art aqui no país é o que vale. Quem sabe eles não empolgam com a ideia e ano que vem veremos aí pratos do Speto, do Titi Freak, dos osgemos…

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Doce Ganache - Pedacinhos do céu!


Quando penso em sobremesa a minha cabeça me leva certinho para a Doceria Doce Ganache. Gente essa eu recomendo mesmo! É muito bom!! Ainda não tive tempo de experimentar todas as opções de doces que eles oferecem. A variedade é muito grande, tortas, mousses, cheesecakes.

Já provei e recomendo a torta holandesa, o mousse de limão com calda de morango, a torta e o mousse de nozes. Não sei dizer qual é melhor, repetiria todos sem pensar duas vezes.

A apresentação dos produtos é perfeita, as texturas, os sabores... é notório que tudo é feito com produtos de excelente qualidade e o resultado é primoroso. Segundo o que me contaram, o estabelecimento é de uma enfermeira que abriu mão da profissão para se dedicar aos doces.

Quem ainda não teve oportunidade de experimentar, acho bom não perder tempo, eles têm duas lojas: uma na Pracinha do Gil e outra na Av. Olívia Flores.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Itacaré – Paraíso gastronômico

Quem viaja para Itacaré em um feriado qualquer vai com um único intuito...praia! Porém quando se chega lá se pode perceber que a cidade tem muitos outros atrativos além daqueles que são comuns a todos os visitantes. Descobri que aquela pequena cidade além de ter as praias mais bonitas da região onde se encontra pode ser um ótimo destino para quem gosta de culinária. Isso mesmo! Culinária. A avenida principal da cidade: a Pituba, está cheia de restaurantes de todos os estilos e gostos variados com cardápios de dar água na boca, e eu fui conferir alguns deles já que minha estadia por lá foi curta e infelizmente não pude desfrutar da grande maioria das opções disponíveis.

Primeira parada ‘O Restaurante – A La carte’ um lugar bonito que tem uma recepcionista super simpática chamada Jaqueline que nos atendeu prontamente, o cardápio é bem variado desde opções de carnes, massas, saladas e como em toda cidade praiana... peixes e mariscos. Como entrada pedi uma casquinha de siri, que teoricamente é uma porção pra uma pessoa e na pratica é pra duas, é uma delicia, e como não sou uma pessoa que gosta muito de peixes escolhi uma massa: ‘Talharim ao molho rose com camarões’ m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a.

Segunda parada Barraca de praia, iluminada com lampiões que deixam ela com um ar super charmoso. O local na verdade é uma extensão de um bistrô chamado: ‘Núuh!! Bistrô’ que fica do outro lado da rua, o atendimento é de primeira eu fiquei tão distraída com a cordialidade dos proprietários que atendem os clientes pessoalmente e que servem um vinho na temperatura ideal em taças de cristal à beira Mar... que me esqueci completamente de perguntar o nome deles. Além do vinho também nos serviram queijo e azeitonas banhados em azeite e ervas... enfim tudo que eu pedi pro meu feriado perfeito na praia.

Terceira parada pro almoço de domingo, restaurante e casa de sucos ‘Manga Rosa’ O proprietário super simpático e eficiente se chama Sandro e nos serve um suco de melancia, abacaxi e hortelã que é divino, enquanto escolhemos o almoço, por sinal tarefa muito difícil pois ele possui um cardápio divino, por fim escolhemos dois pratos, camarões pistola com salda verde acompanhado por um DELICIOSO molho de ervas, e filé de dourado com molho de camarões acompanhado de arroz ao curry. E até para uma pessoa que definitivamente na gosta de peixe o filé de dourado estava maravilhoso! O motivo?! Sandro fez questão de explicar... porque ele consegue pegar os peixes direto dos pescadores fresquinhos todas as manhãs, ou seja, peixe comprado congelado em Conquista nunca terá o mesmo sabor!

E por fim, quarta e última parada pelos restaurantes de Itacaré escolhi uma pizaria, chamada: ‘La pizzarella’ que fica em uma alameda linda que faz vc se sentir em um filme italiano, o que eu particularmente adorei. A pizza de lá combina mesmo com o ar da cidade praiana, massa muito leve e bem fininha com rúcula fresca e tomates secos sobre o queijo muzzarela derretido, e é claro acompanhada de um vinho tinto.

Em resumo voltarei mais vezes até conseguir conhecer todos aqueles restaurantes lindos com cara de natureza e com atendentes super simpáticos daquela cidade abençoada pela natureza.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Restaurante Alto da Serra - Pousada da Conquista

Há alguns dias fui com amigos almoçar na Pousada da Conquista. O hotel tem uma boa referência, eles se identificam como SPA. Para meu espanto eles se descrevem, no site, o restaurante “Alto da Serra” do seguinte modo:


“O Restaurante Alto da Serra, juntamente com a Pousada da Conquista RESORT SPA, procura oferecer aos seus clientes, um serviço de primeira qualidade. Com uma equipe bastante entrosada a cozinha procura levar ao cliente, através da comida, o prazer de cozinhar e a satisfação em servi-lo. A prova disso está na elaboração do cardápio, que vai desde o clássico da culinária até a cozinha conteporânea.”


Por Oxossi Rei de Ketu, propaganda enganosa é crime! O cardápio é bastante modesto com umas cinco ou seis opções de carne, outras poucas de peixe, frango e frutos do mar e três ou quatro saladas.

Quanto aos vinhos... ahahah um show a parte, por volta de 8 rótulos dos quais só tinham 4 disponíveis, todos tintos... de cabeça só lembro de um Miolo e um Santa Helena. Eu pretendia tomar um vinho branco Chardonnay ou Sauvignon Blanc para amenizar o calor. Fomos mesmo de cerveja bohemia. Para acompanhar pedimos uma porção de fritas que demorou 40 minutos.

Na hora do almoço, propriamente dito, ficamos cheios de dúvidas no que pedir, com receio da proveniência dos ingredientes optamos por comer massa. O cardápio só dispunha de espaguete, que não me atrai muito, questionei a possibilidade de usarem outra massa e a negativa foi veemente: Só temos espaguete, não temos outra. Fui de 4 queijos e os outros foram de parisiense, que desastre!

As massas foram salteadas no alho e óleo e depois misturaram os ingredientes. Meu 4 queijos tinha uma cobertura de queijos e NENHUM MOLHO, só os queijos derretidos... quando chegou já estava tão frio que os queijos nem esticavam. Enfim, pior que a comida só os mosquitos no salão do restaurante. Lamentável!

Ah, uma última dica... evitem o banheiro da piscina!

sábado, 30 de outubro de 2010

Harmonização básica de vinhos


Aperitivo
Riesling australiano ou neozelandês, chenin blanc sul-africano, champagne ou espumantes brancos.

Entrada
Sauvignon blanc, riesling e chardonnay sem madeira, chablis, pinot blanc (saladas), chardonnay e Pinot Noir (sopas)

Carnes brancas
frango, peru e outras aves - Chardonnay, pinot noir, merlot suave, sauvignon blanc, beaujolais, bordeaux branco, riesling da Alsácia, chenin blanc, syrah

Carnes vermelhas
Vinhos franceses da Borgonha e encorpados de Bordeaux (caça), tannat e malbec (churrasco) e cabernet sauvignon.

Massas
Chianti e valpolicella de italianos leves

Queijos
Beaujolais, chianti, sangiovese, sauvignon blanc (queijo de cabra), porto tawny (queijos azuis ou cheddar amadurecido), merlot, entre outros.

Peixes e frutos do mar
Sémillon, malbec, pinot noir leve, sauvignon blanc e chenin blanc (bacalhau), muscadet (mexilhões), vinhos verdes (sardinha fresca), champagne (ostras).

Sobremesas
Muscats (chocolate), porto tawny e Moscato D’Asti

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como conservar potes plásticos

Potes plásticos na cozinha: como conservá-los?

Eles são práticos, lindos, acessíveis e indispensáveis para qualquer família. Não há quem resista às vantagens dos potinhos plásticos. Verdadeiro coringa, esse utensílio ajuda a diminuir o desperdício, conserva os mantimentos, facilita a organização de armários e, em alguns casos, pode até transitar do freezer ao microondas.

Com tantos benefícios é difícil não se render a esse apetrecho. Mas, como todo o resto da sua cozinha, os potes plásticos merecem atenção especial para não abrigarem germes nocivos à saúde da sua família.

Limpeza

- Lave: o básico na conservação de qualquer recipiente é a lavagem rotineira após cada uso. No caso dos potes plásticos essa lavagem tem que ser caprichada para evitar que o cheiro do alimento armazenado permaneça por mais tempo.

- Elimine manchas: em alguns casos, o pote pode parecer manchado, o que acontece, por exemplo, com molho de macarrão armazenado por um longo período. Se isso ocorrer, coloque a vasilha de molho em um recipiente maior com água e detergente. Dessa forma, a gordura que está aparentemente manchando o pote irá se desprender e facilitar a limpeza.

- Evite fungos: para prevenir o surgimento de fungos e bactérias limpe bem as frestas das tampas e cantinhos dos potes e guarde-os sempre destampados e secos. Uma maneira eficaz de eliminar os germes é colocar os potes de molho em uma mistura de 2 litros de água e 1 comprimido antibactericida. Essa solução é muito usada na higienização de mamadeiras e utensílios de bebes e é indicada para limpeza de frutas e verduras.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Horta para comer e decorar: 7 dicas essenciais

1) Compre a planta já pronta no Ceasa, em São Paulo, na Cadeg, no Rio de Janeiro, ou em qualquer grande mercadão em sua cidade. Já vêm os vasinhos com furos ou saquinhos plásticos, com todas as hortaliças. Melhor do que comprar em semente e esperar meses para transplantar.

2) Escolha temperos como hortelã, alecrim, e não resolva plantar alface em apartamento, porque isso exige um cuidado mais profissional e um espaço bem maior. Temperos são fáceis, dão e se multiplicam.

3) O ideal é que pegue sol e chuva.

4) Qualquer tipo de vaso serve, desde que tenha os furinhos embaixo, para que as ervas se desenvolvam antes de colocar numa jardineira. Copos, latas, caixa de leite. Um dos recursos decorativos mais usados são os cachepôs transparentes, que mostram o conteúdo.

5) É bom cobrir o fundo da jardineira com caco de telha, brita. Mas tem uma pedrinha favorita para os agrônomos e consultores de horta: pedras de argila expandida.

6) A terra precisa ser escura, de boa qualidade e bem adubada. Adubo uma vez por mês cai bem.

7) Há quem cubra a terra, depois de plantar as ervas, com casca de árvore, para segurar a umidade e proteger de ressecamento.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Louças engraçadas

Uma bandeja, um açucareiro, e uma leitera não tão normais, neles existem 5 bonecos, cada um fazendo algo diferente. Achei realmente muito criativo, principalmente a função de cada um deles na “cena”. >> ONDE COMPRAR

domingo, 10 de outubro de 2010

Tomates recheados com arroz e manjericão


Para quem, assim como eu, não como carne, vai aí uma receitinha vergan deliciosa, fácil e bastante elegante! Pode experimentar que fica uma delícia!

3 tomates

1 punhado de manjericão fresco

3 colheres de sopa de arroz branco

Orégano

1 colher de sopa de açúcar

Sal

Azeite

Pimenta do reino

Cote o tomate acima do meio, separando a tampa que vai ser usada para cobrir o tomate recheado.

Com a ajuda de um boleador ou uma colher retire a polpa do tomate (com as sementes), sobre uma peneira para reservar o suco que desprender dos tomates, eles será usado no cozimento.

Pincele um refratário com azeite e acomode os tomates. Salpique o sal, a açúcar, coloque um fio de azeite dentro de cada tomate e espalhe pelas laterais internas dos tomates.

Em uma vasilha misture o arroz com a polpa do tomate, adicione o orégano, as folhas de manjericão rasgadas grosseiramente com as mãos, tempere com sal, pimenta do reino, acrescente duas colheres de sopa de azeite, acrescente três colheres de sopa do suco que verteu dos tomates, mistures tudo, deixe descansar por 20 minutos, recheie os tomates, tampe use a parte superior do tomate para tampar, pressionando bastante para eliminar um pouco do líquido, despeje o líquido que sobrou por cima dos tomates, regue com um fio de azeite e leve para assar em forno alto, pré-aquecido (200ºc) por uma hora. Sirva Quente!

Restaurantes: O maior e o menor do mundo

O maior restaurante do mundo é Damascus Gate, em Damasco, Síria. São 6 mil lugares em 54 mil m2.

Mil e oitocentos funcionários trabalham no lugar, onde há duas cozinhas de 2.500 m2. Tem áreas externas e internas, tematizadas de acordo com o cardápio, que inclui comida chinesa, italiana, indiana e, claro, árabe.

Já o menor é o Solo per Due, em Vecono, na Itália, a 65 km de Roma. Ele fica num charmoso casarão do século 19, construído com parte das ruínas da vila romana que pertenceu a Horácio
. Na casa, tudo, das cadeiras do bar à louça e aos copos, é feito especialmente para duas pessoas – incluindo todas as salas minimalistas, “solo per due”.

Só atende por reservas feitas com muita antecedência. Uma refeição sai, em média, 250 euros por pessoa.

Origem do macarrão

Todo mundo gosta, né? Pois é, vai aí a origem que acghei na internet e... bona apeotit! :D

A origem do macarrão não está esclarecida ainda. Há registros de tipos de massas, que poderiam ter originado o macarrão, na história de várias civilizações antigas, como dos assírios e babilônicos.

Na versão mais comum, o macarrão teria sido trazido da China ao Ocidente por Marco Polo, no século XIII. Entretanto, em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de um soldado genovês. A palavra macaronis, utilizada no inventário, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar.

Apesar da origem desconhecida do macarrão, é a partir do século XIII que o macarrão foi difundido pela Europa. Os italianos foram seus maiores difusores e consumidores, tanto que inventaram mais de 500 variedades. No entanto, o ancestral do espaguete foi um produto trazido pelos árabes para a Europa, também no século XIII. Eram tubos ocos compridos, de massa leve, que secavam enrolados em fios de palhas.

No século XVIII o espaguete ou spaguetti já era tão popular que os aristocratas ingleses eram capazes de viajar até Nápoles só para comer a massa, servida em barracas no meio da rua.

A palavra spaguetti significa barbante, e chegou ao Brasil, junto com outros tipos de massas, trazidos pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.

sábado, 9 de outubro de 2010

Flan de Queijo de Cabra com mini legumes grelhados da chef Marisa Revoredo do Restaurante Nicota


Ingredientes

Para o flan:

1 queijo tipo crotin fresco de 100g
150 ml de creme de leite fresco
1 folha de gelatina incolor
1 colher de chá de ciboulete picada
1 colher de chá folhas de tomilho
1 colher de chá azeite
Nóz moscada e pimenta do reino branca
Salsinha

Para os legumes:

2 mini abobrinhas
2 mini beringelas
2 talos de cebolinha
Azeite o quanto baste
Sal e pimenta do reino

Para os tomates:

6 tomates pêra
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
2 dentes de alho
Azeite o quanto baste

Modo de Preparo
Em temperatura ambiente, amasse bem o queijo com um garfo e incorpore o creme. Junte as ervas, o azeite e tempere. Amoleça a gelatina em água fria em seguida leve 10 segundos ao micro ondas para derreter e incorpore bem ao queijo. Unte com azeite forminhas individuais e leve à geladeira até a hora de servir. Desenforme com auxilio de um pano aquecido no fundo das forminhas. Corte os legumes em sentido longitudinal e regue com um fio de azeite e tempere. Esquente bem uma placa de grelhar ou frigideira de fundo grosso e grelhe rapidamente dos dois lados os legumes. Num refratário coloque os tomates cubra com azeite, o louro, o tomilho e os dentes de alho e leve ao forno a 100 graus por 40 min.

Dicas
Caramelo de balsâmico
Em uma panela coloque 200ml de água, 100ml de aceto balsâmico, 2 colheres de sopa cheias de açúcar. Leve tudo ao fogo baixo até que vire uma calda, reserve para decorar o prato. Aqueça 200ml de azeite e junte 1 xícara de folhas de manjericão, desligue e deixe em infusão por 24 h. Coe e use para regar o prato antes de servir.

A Confraria Feminina do Champanhe de Floripa elegeu espumante nacional!


As 70 mulheres da Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis (CFCF) anunciaram um novo veredicto: o Ponto Nero Extra Brut é medalha de ouro entre os espumantes no mercado brasileiro entre R$ 30 e R$ 80. Ele ultrapassou dezoito outros rótulos de Brasil, Espanha e França.

Os espumantes foram avaliados seguindo a ficha de degustação oficial da Federação de Sommelier Internacional do Brasil (FSI-Brasil) por 21 conhecedores de vinhos composto, por confreiras e jurados convidados como Eduardo Araújo, Sommelier da Miolo. A mesa foi coordenada pelo enólogo Jefferson Sancineto Nunes, presidente da Federação Sommelier Internacional do Brasil. Esta foi a primeira avaliação conduzida pela confraria catarinense.

O Ponto Nero custa em média R$ 47 e é vendido em empórios gourmets e lojas de vinho de todo o país. Mas é possível obter mais detalhes pelo telefone (54) 3388-3999.

As Alcachofras voltaram!

A alcachofra tem um sabor marcado e não tão comum, mas a depender da preparação eu gosto, prefiro que sirva com um molho mais levinhos, sim... só com azeite ou a salada não me atrai muito, mas recheada, gratinada, com um molho suave! ADORO!

Agora chegou a safra, da alcachofra, junto com a primavera. E sim, uma coisa que descobri, a alcachofra ainda não é uma flor, quando comemos, é somente o botão! Rá? Alguém queria saber isso? Não? Ta bom!

Compra, Conservação e Preparo

Uma dica para ver se a alcachofra está boa para o consumo, é segurá-la pelo talo e sacudi-la suavemente. Se estiver flexível, é sinal de que está madura. Mas, o prato a ser preparado também influi na hora da compra.

Quando se pretende usar o fundo ou rechear, é conveniente escolher alcachofras grandes, com folhas firmes e brilhantes. As pequenas são mais indicadas para saladas ou para serem preparadas ao vinagrete.

Para melhor conservação, guarde as alcachofras na gaveta da geladeira, dentro de um saco plástico. Assim, elas se conservam por 4 ou 5 dias. A alcachofra também pode ser congelada, mas só se estiver cozida.

Para saber se a alcachofra está cozida, é só puxar uma folha: se ela se soltar com facilidade é porque está no ponto. No cozimento, não há necessidade de muita água, basta colocar a quantidade que cubra metade da alcachofra.

Os talos das alcachofras também podem e devem ser aproveitados. Para isso, é só retirar a parte fibrosa que os envolve, descascando-os com uma faca. Depois, deixe os talos mergulhados em água com limão ou vinagre durante alguns minutos e leve para cozinhar por 30 minutos ou 15 minutos em panela de pressão.

“Os homens são dos bares, as mulheres são de Vênus”


Mais uma genial criação! O cara que tem essas sacadas é super diretor de criação, não? Eu adorei e vocês??

“Os homens são dos bares, as mulheres são de Vênus”. Foi com essa paródia sensacional do famoso livro do escritor americano John Gray, que a Bavaria Pilsner Beer lançou a “embalagem-livro” para sua nova cerveja. Genial!

Tapioca Café

A tapioca é tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani. Feita de goma fresca (polvilho), espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, que coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua, disco aberto ou mesmo rolinhos. É comida só com manteiga ou recheada.

Aqui em conquista existem algumas casas especializadas nessa iguaria, minha preferida é a Tapioca Café! Tudo bem que sou bem suspeito em falar de lá, já que fui responsável pela identidade visual do lugar, mas de fato as tapiocas são deliciosas!

Além das tapiocas recomendo que experimentem o cupcake de café, humm... realmente delicioso! E agora eles estão pensando em servir com uma bola de sorvete! Nesse calor que anda fazendo em Vitória da Conquista,vale a pena conferir!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Em dias de calor até o gelo pode ser divertido

Inspirado pelo calor que está fazendo em Vitória da Conquista... dei uma passeada pela rede encontrei essas forminhas de gelo que são no mínimo muito legais. A variedade é gigantesca!
Selecionei algumas que gostei para dividir com vocês!




segunda-feira, 27 de setembro de 2010

27 de setembro é dia de Carurú

"São Cosme mandou fazer. Duas camisinha azul. No dia da festa dele. São cosme quer caruru vadeia cosme, vadeia"

"Dia 27 de setembro é o dia de Cosme e Damião. Os católicos santos gêmeos são venerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da simplicidade e inocência atribuída a eles, também são protetores das crianças. É em honra deles que muitos lares, na Bahia, realizam o famoso “caruru dos sete meninos”, um exemplo do que se costuma chamar de sincretismo religioso baiano. No candomblé, eles são os erês, orixás-meninos da religião de matriz africana.
Apontados como autores de vários milagres, foram acusados de bruxaria e rituais diabólicos pelo pró-cônsul Lysias, que os perseguiu e os submeteu às mais terríveis torturas e, como os irmãos se recusaram a adorar os deuses do Império Romano, foram degolados e morreram como mártires, em 26 de setembro de 287." Por André Castro

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ferramenta virtual para degustação de vinhos


A empresa francesa de vinhos Habrard, encontrou uma maneira genial de fazer com que seus eventuais clientes, experimentem seus vinhos, antes de comprá-lo.

Através do site é possível encomendar pequenas amostras dos vinhos produzidos antes de comprar a garrafa, para que o cliente possa escolher quais comprar. O preço de cada sample não supera € 3.90 e, caso o cliente decida comprar a garrafa, o valor gasto com a amostra é descontado. Via UpdateorDie | MarketingNaCozinha

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Promoção Bem Simples


O programa bem simples também entrou na onda das promoções. Eles estão promovendo o concurso EstrelaBem Simples.

Envie o seu vídeo passo a passo de cozinha, casa, beleza ou artesanato e concorra a um prêmio incrível: uma viagem para Buenos Aires onde será gravada a participação do vencedor do concurso em um dos programas de TV do Bem Simples. Você tem até o dia 14 de outubro para participar!

Para enviar o seu vídeo clique no link -> BemSimples

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fan page - Aqui na Mesa no FACEBOOK!


Seja fan lá no face... acompanhe as atualizações!
:D



Você pode clicar alí do lado também!!

A coluna de gastronomia do MPH abriu espaço para leitores

O Moda para Homens está abrindo um espaço na coluna de gastronomia, para intervenção dos leitores, é simples... você manda sua receita ou uma receita que você adaptou e espera para ver se o pessoa gosta... estou aqui escolhendo o que enviar! Se joga também!

O “Do seu jeito” foi criado com o intuito de interagir com todos vocês que gostam de cozinhar, ou até mesmo aqueles que nem praticam, mas gostariam de saber como uma receita específica é feita.

É simples: caso você queira divulgar uma receita criada por você, aquela que você deu uma incrementada básica, do seu jeito, mande um email com o passo a passo e fotos da receita final. Ou caso você seja daqueles que sempre quis tentar uma receita, saber como prepará-la, basta mandar um email também.

A receita será postada com fotos, vídeos e passo a passo.

Participem: eueucozinhando@gmail.com

domingo, 19 de setembro de 2010

Culinária e Magia, qual a sua opinião? A minha é essa!


Sou meio suspeito em falar de self-service. Eu realmente não gosto e a única “pseudo-vantagem” que vejo nesse serviço é a rapidez. A comida já está lá. Você se serve, almoça e pronto! Pronto para voltar ao corre-corre do dia.

Mas ainda que eu não goste é impossível não falar aqui no blog... um dia desses fui almoçar no Culinária e Magia, que por um bom tempo é referência nesse tipo de serviço aqui na cidade. É um dos mais conhecidos e tradicionais restaurantes da cidade, se não o mais.

Para me ajudar a avaliar e escrever a crítica, enviei a algumas pessoas um formulário a respeito do restaurante e entre as 7 que me responderam, foram unânimes as opiniões, que também casam com as minhas.

Sobre o preço ele é um pouco salgado, mas não chega a ser caro pela qualidade e diversidade dos produtos oferecidos. O atendimento é bom! Não é extraordinário, mas é bom. O rapaz que fica na balança é sempre cordial e algumas vezes tenho a sensação de poucos garçons, mas como normalmente eles são pouco requisitados não chega a ser um problema que desqualifique o serviço.

Acho interessante a variedade de pratos, eles repõem com boa freqüência, mas um ponto levantado foi em relação às carnes mais leves, os grelhados que fazem falta. A diversidade de saladas que são sempre as mesmas e muito comuns, além da relação com as massas que são sempre recheadas de carne (branca ou vermelha). Sinto falta dos recheios de queijos e mesmo de vegetais, além da comida ser um pouco temperada demais, muitas vezes.

Os pontos mais fracos do lugar são os salões. Há uma falta de ventilação e é inevitável sair cheirando a comida. As mesas são muito perto umas das outras, a acústica e iluminação do lugar deixam absurdamente a desejar e são três coisas que inibem em muito o apetite. Como a procura ao restaurante é grande então as vezes fica realmente desagradável almoçar por lá!

No final das contas eu atribuo nota 7 ao restaurante em função do bom atendimento, a comida de qualidade e todas as fragilidades físicas que o local oferece. Vale a pena lembrar que eles possuem também estacionamento próprio, que é um bom diferencial!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Canapé de frutas

Depois de pesquisar um bocado receitas com frutas, elegi essa como a mais legal das coisas que vi! É gostosa, barata, interessante e tem uma apresentação fora do comum, você vai impressionar qualquer convidado com essa receita!

Ingredientes
5 pães de forma
100g de damasco turco
40g de figo verde em calda
20g de uvas passasMelado de cana a gosto
Azeite para pincelar

Modo de Preparo
Pincele azeite nos dois lados do pão e asse-os na torradeira - quem não tiver torradeira deve levar por 5 minutos no forno. Corte os pães do jeito que desejar - em palitos é o jeito mais tradicional. Pique as frutas e coloque-as sobre o pão, leve para asssar em forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos ou até dourar. Sirva com melado de cana.
Dica
Você pode usar pão de forma sem casca para ficar mais 'requintado'.

Aniversário FunKitchen


Oi pessoal!! O Shoptime ta com super promoções na linha FunKitchen, eles tão comemorando 9 anos da linha e dando promoção em vários itens, vale a pena conferir!!

Embalagem com estilo

Pediram ao estudante de design Neal Fletcher que escolhesse um produto difícil de embalar para que criasse uma solução. Ele lembrou-se dos problemas que tinha com as medidas na hora de cozinhar o macarrão e desenvolveu a embalagem abaixo, onde as porções já vem dimensionadas.
Hexagonal para 6 e octogonal para 8 porções.


Via http://ctrlpels.blogspot.com

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ilustração de receita

Passeando por alguns blogs de gastronomia, encontrei o link para esse blog, é uma mistura perfeita, gastronomia e design.
São várias receitas ilustradas por designers do mundo todo, super legal, vale a pena conferir! #FicaDica http://www.theydrawandcook.com/

domingo, 5 de setembro de 2010

Vegetarianismo


Navegando encontrei essa imágem e resolvi postar em homenagem ao Társis Valentim, que até hoje deve um texto sobre vegetarianismo aqui para o blog! :D

Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, frango e outrasaves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.

20 coisas que você precisa saber sobre a cerveja










via