quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como conservar potes plásticos

Potes plásticos na cozinha: como conservá-los?

Eles são práticos, lindos, acessíveis e indispensáveis para qualquer família. Não há quem resista às vantagens dos potinhos plásticos. Verdadeiro coringa, esse utensílio ajuda a diminuir o desperdício, conserva os mantimentos, facilita a organização de armários e, em alguns casos, pode até transitar do freezer ao microondas.

Com tantos benefícios é difícil não se render a esse apetrecho. Mas, como todo o resto da sua cozinha, os potes plásticos merecem atenção especial para não abrigarem germes nocivos à saúde da sua família.

Limpeza

- Lave: o básico na conservação de qualquer recipiente é a lavagem rotineira após cada uso. No caso dos potes plásticos essa lavagem tem que ser caprichada para evitar que o cheiro do alimento armazenado permaneça por mais tempo.

- Elimine manchas: em alguns casos, o pote pode parecer manchado, o que acontece, por exemplo, com molho de macarrão armazenado por um longo período. Se isso ocorrer, coloque a vasilha de molho em um recipiente maior com água e detergente. Dessa forma, a gordura que está aparentemente manchando o pote irá se desprender e facilitar a limpeza.

- Evite fungos: para prevenir o surgimento de fungos e bactérias limpe bem as frestas das tampas e cantinhos dos potes e guarde-os sempre destampados e secos. Uma maneira eficaz de eliminar os germes é colocar os potes de molho em uma mistura de 2 litros de água e 1 comprimido antibactericida. Essa solução é muito usada na higienização de mamadeiras e utensílios de bebes e é indicada para limpeza de frutas e verduras.

Nenhum comentário: