sexta-feira, 11 de junho de 2010

Harmonização para os namorados

Ontem eu estava com muito sono para sugerir uma harmonização dos pratos. Na verdade eu vou dizer, eram quatro receitas que eu iria postar, mas o sono foi batendo, o cansaço foi chegando e resumi em duas, vou ver se hoje posto um acompanhamento para o camarão e uma sobremesa, até lá, fiquem com os vinhos:

Naturelle Tinto

Variedade: Cabernet Franc e Pinot Noir
Processo de vinificação: Colheita, desengace, esmagamento, adição de leveduras selecionadas, fermentação alcóolica, controle de temperatura, descuba, estabilização, filtragem, engarrafamento e rotulagem.
Visão: límpido, cristalino, tons violáceos.
Olfato: frutas frescas, aromas primários das variedades e notas frutadas.
Paladar: leve, de agradável frescor e suavidade discreta.
Consumo: 14 – 16ºC.
Harmonização: pizzas, saladas, massas frescas, carnes brancas, suflês, queijos moles e suaves, moqueca, ensopados e cozidos.


Arte Espumante Brut
Champenoise: elaboração do vinho base, engarrafamento e refermentação do vinho em garrafas de espumante, temperatura controlada na cave em 12ºC, maturação por 12 meses ocorrendo autólise de leveduras, remuage em pupitres, degorgement, arrolhamento e rotulagem.
Variedade: 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir
Processo: champenoise: elaboração do vinho base, engarrafamento e refermentação do vinho em garrafas de espumante, temperatura controlada na cave em 12ºC, maturação por 12 meses ocorrendo autólise de leveduras, remuage em pupitres, degorgement, arrolhamento e rotulagem.
Visão: cor amarelo brilhante. Fino e persistente perlage.
Olfato: elegante e nítido, com notas de frutas frescas, mel e leve tostado.
Paladar: Acidez equilibrada, de amplo corpo, fresco e persistente com boa cremosidade.
Consumo: 4 – 6 ºC.
Harmonização: linguado, truta, camarão, carnes brancas, cordeiro, saladas, frutas, nozes e sorvetes.

Nenhum comentário: