terça-feira, 8 de junho de 2010

Batata rápida e fácil

No meu aniversário preparei esse petisco e fez sucesso, foram 3 kg de batata que sumiram rapidinho e renderam vários elogios. Recomendo essa receita para receber amigos em casa, é rápido, pratico, de baixíssimo custo e com a possibilidade de várias adaptações.
Você vai precisar de batatas pequenas do tipo bolinha, depois de lavar elas devem ser cozidas com sal por cerca de 5 minutos após a fervura, para que continuem firmes. Escorra, corte ao meio ou em cruz. Coloque as batatas em uma assadeira, regue com azeite, misture ervas secas (de provence), pimenta branca, pimenta calabresa, dentes de alho, alecrim, sal grosso, noz-moscada, asse em forno alto até que a batata esteja dourada. Mexa sempre para que as batatas fiquem com cor e textura uniforme.

Sugiro dois vinhos para harmonizarem com essa batata:

Salton - Salton Volpi Chardonnay

Acompanhamento - Frutos do mar, mariscos, aves, lombo suíno, massas com molhos brancos e risotos à base de frutos do mar e castanhas. Acompanha também queijos meia-cura e pratos temperados com curry.
Temperatura de Consumo - 7° - 10°C
Características - Possui coloração amarelo-ouro. Vinho límpido, brilhante e transparente, com aromas de nozes, baunilha (toques de chocolate branco), abacaxi e manteiga. Paladar macio, excelente corpo e persistência.

Miolo - Los Nevados Chardonnay

Acompanhamento - Ótimo acompanhando para massas, risotos, peixes brancos, saladas leves, espaguete ao pesto, porco, presunto de parma, jamon e queijos em geral. Tapas, bolinhos de bacalhau, de abóbora, piadinas de queijos, e , se usadas com moderação, as especiarias dos pratos mediterrâneos são ótima pedida para dias quentes, compondo a melhor opção com saladas de folhas verdes, flores e frutas tropicais.
Temperatura de Consumo - 10 e 12°C.
Características - O Los Nevados Chardonnay foi elaborado a partir de uvas colhidas manualmente, provenientes do Valle de Uco na Argentina. Vinhos elegante e sutil, com entrada suave e frutada, mantendo equilibrio entre fruta e carvalho, com final de boca bastante atrativo.

Um comentário:

Sot disse...

Adoro esses dois vinhos ... e adoro o teu senso de fazer das coisas da vida algo delicioso de se l~e e dar belas risadas !!