quarta-feira, 14 de julho de 2010

Temperos

Segundo a minha velha e boa amiga wikipedia, "Tempero é o nome que se dá ao conjunto de condimentos, cuja função é realçar o gosto do prato e, posteriormente identificou-se algumas funções terapêuticas. São exemplos de temperos o sal, a canela, o coentro, o aneto, o alho, o louro, a pimenta e a salsa, entre outros.". São justamente os ingredientes que transformam o paladar dos produtos principais de um prato.



AÇAFRÃO
Inglês: Saffron
Nativo do mediterrâneo e majoritariamente importado da Espanha que, junto com Portugal, é o maior produtor do mundo. É o condimento mais caro do mundo: cada flor dá apenas três estigmas que devem ser colhidos a mão e secos. São necessários 14 mil estigmas para cada 28 gramas de açafrão.
Uso: Paella, risoto, carneiro, sopas de peixe, arroz con pollo.

ALCAPARRA
Inglês: Caper
Esses botões de flores de um arbusto são oriundas do Mediterrâneo e precisam ser colhidas manualmente. São lavadas e colocadas em vidros com vinagre de vinho, sal e azeite de oliva.
Usos: Molhos clássicos (tártaro, por exemplo), molhos de tomate, cobertura para pizzas e receitas de peixe do leste europeu

ALECRIM
Inglês: Rosemary
Usado desde 500 d.c., é originário do Mediterrâneo, nasce em solos ricos em cálcio e clima seco.
Usos: Excelente com carneiro, marinados, peixes, frutos-do-mar, vitela, boi e aves de caça.

ALFAVACA
Também conhecida como alfavaca-cheirosa, manjericão-grande, manjericão-das-cozinhas, basílico-grande, tem sabor similar ao manjericão, porém um pouco mais adocicado.
Uso: A alfavaca fresca entra no preparo de saladas, pizzas, massas, cogumelos, carnes, sanduíches e sopas. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco. Pode ser usada no lugar do manjericão. É utilizada também no tempero de embutidos como lingüiças, salsichões, carnes e em caldos ou ensopado frutos do mar. As sementes são comestíveis e nutritivas, utilizadas em mistura de pães e bolos.

ALHO
Inglês: garlic
Bulbo subterrâneo de uma planta herbácea de 30 cm de altura. O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades anti-microbianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea são valorizados desder a Idade Média.
Usos: carne, frango, molhos de tomate.

ANIS-ESTRELADO
Inglês: Star Anise
O anis-estrelado é o fruto de uma árvore oriunda da China. Seu aroma é muito semelhante ao da erva-doce porém seu sabor é mais amargo do que o do anis tradicional. Na cozinha asiática, é muito usada para aromatizar chás.
Usos: pode ser queimado para aromatizar ambientes; é ótimo diurético. Combina com porco, galinha, peixes e mariscos.

CARDAMOMO
Inglês: cardamon
Membro da família do gengibre, é intensamente utilizado na Índia e no Oriente médio. Na França e nos EUA, seu óleo é usado na perfumaria. De sabor forte, não se deve abrir sua cápsula (que contém as sementes) caso a intenção seja apenas dar um toque de sabor.
Usos: Combina com pratos doces e salgados. Curry, pilau, garam masala, licores, café, arenque, carne, suco de manga e maracujá.

CEBOLA
Originária da Ásia há milhares anos, é usada em inúmeros pratos ao redor do mundo. Existem muitos tipos. Os mais comuns são:
Amarela: representa 75% da produção mundial. De sabor forte, se comporta muito bem em cozimentos demorados, caldos e sopas
Doce: inclui a Espanhola, a Bermuda, a Vidália e a Walla-walla. São ótimas quando recheadas e feitas no forno.
Vermelha ou roxa: é agradavelmente doce e é melhor consumida crua.
Para conserva: pequenas, são colhidas com no máximo 2,5cm de diâmetro.
Chipolina ou chalota: com sabor mais sutil, é a irmã rica das cebolas. São indispensáveis para preparo de molho béarnaise.

CEBOLINHA
Inglês: chive
Membro da família da cebola, porém de sabor delicado, é rica em vitaminas A e C. Deve ser adicionada a comida no último instante de preparo para não perder sabor.
Usos: Combina muito com pratos a base ou que levem ovos, sopas, peixes.

MOSTARDA
Inglês: mustard
Existem duas variedades dessa semente: branca (ou amarela) e preta (ou marrom). Da marrom prepara-se a francesa dijon. Da branca saem as mostardas inglesas e americanas.
Usos: como molho processado encontrado em supermercados, em legumes, batata, repolho, pratos com ovos e queijo, carnes, aves.

NOZ-MOSCADA
Inglês: nutmeg
A moscadeira é uma árvore que dá frutos por mais de 50 anos. A noz-moscada é encontrada moída e inteira, tem sabor doce, quente e levemente picante.
Usos: realçar sabor de carnes e legumes, bebidas com leite, pudins, sopas, aves, bolos, bolachas, bolinhos.

ORÉGANO
Inglês: origano
Tempero típico da cozinha italiana, suas folhas são mais usadas secas. Ao natural tem sabor mais suave.
Usos: todos os tipos de receitas a base de tomates, molho para churrasco, pratos com ovos e queijos, feijão branco.

PÁPRICA
Inglês: Paprika
É um pó avermelhado obtido através da maceração de uma variedade de pimentão doce. Muito utilizada na cozinha húngara, pode ser normal ou picante.
Usos: goulash, ovos mexidos, vitela, pratos de arroz, ensopados de carne.

PIMENTA-DO-REINO
Inglês: pepper
Nativa da Índia, pode ser usada em grão ou moída. Para obter a variedade prata, é necessário colher os grãos verdes e secá-los; para a branca, apenas retira-se a pele exterior.
Usos: Extremamente versátil, vai bem como cobertura em saladas, marinados, sopas, molhos.

URUCUM
Inglês: Annato
Natural do Caribe e do México, é muito usado na Europa para coloração de queijos. Não tem sabor acentuado. Também conhecido como anato.
Usos: no Brasil, é matéria-prima do colorau, mistura do anato com fubá. Excelente para dar cor a pratos a base de arroz.

Fonte: Gastrolandia

Nenhum comentário: