segunda-feira, 19 de julho de 2010

Receita de risoto de limão siciliano

Oi gente! Vi essa receita de risoto no Cravo e Canela e me chamou muito atenção, ainda não provei mas ainda assim vou dividir com vocÊs! Bom apetite!

Ingredientes: (receita para 6 pessoas)

- 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
- 1 cebola pequena corta bem miudinha
- 3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
- 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
- 2 litros de caldo de legumes
- 1 1/2 limão siciliano grande (rale as cascas e reserve)
- 1 pacote de queijo pecorino ralado ou se preferir queijo parmesão
- sal à gosto

Preparo:
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Exprema 1/2 limão e vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Exprema mais 1/2 limão e mexa. Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.
Exprema a última metade de limão. Cuidado pra não deixar cair nenhuma semente. Quando o arroz estiver no ponto, adiocione o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.
Montagem
Como você cortou 2 limões, mas usou só 1 1/2, pique a metade restante com gomos finos. Coloque uma porção num bowl ou prato, encaixe um gomo fino de limão e salpique as raspas em cima. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário: