sábado, 30 de outubro de 2010

Harmonização básica de vinhos


Aperitivo
Riesling australiano ou neozelandês, chenin blanc sul-africano, champagne ou espumantes brancos.

Entrada
Sauvignon blanc, riesling e chardonnay sem madeira, chablis, pinot blanc (saladas), chardonnay e Pinot Noir (sopas)

Carnes brancas
frango, peru e outras aves - Chardonnay, pinot noir, merlot suave, sauvignon blanc, beaujolais, bordeaux branco, riesling da Alsácia, chenin blanc, syrah

Carnes vermelhas
Vinhos franceses da Borgonha e encorpados de Bordeaux (caça), tannat e malbec (churrasco) e cabernet sauvignon.

Massas
Chianti e valpolicella de italianos leves

Queijos
Beaujolais, chianti, sangiovese, sauvignon blanc (queijo de cabra), porto tawny (queijos azuis ou cheddar amadurecido), merlot, entre outros.

Peixes e frutos do mar
Sémillon, malbec, pinot noir leve, sauvignon blanc e chenin blanc (bacalhau), muscadet (mexilhões), vinhos verdes (sardinha fresca), champagne (ostras).

Sobremesas
Muscats (chocolate), porto tawny e Moscato D’Asti

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como conservar potes plásticos

Potes plásticos na cozinha: como conservá-los?

Eles são práticos, lindos, acessíveis e indispensáveis para qualquer família. Não há quem resista às vantagens dos potinhos plásticos. Verdadeiro coringa, esse utensílio ajuda a diminuir o desperdício, conserva os mantimentos, facilita a organização de armários e, em alguns casos, pode até transitar do freezer ao microondas.

Com tantos benefícios é difícil não se render a esse apetrecho. Mas, como todo o resto da sua cozinha, os potes plásticos merecem atenção especial para não abrigarem germes nocivos à saúde da sua família.

Limpeza

- Lave: o básico na conservação de qualquer recipiente é a lavagem rotineira após cada uso. No caso dos potes plásticos essa lavagem tem que ser caprichada para evitar que o cheiro do alimento armazenado permaneça por mais tempo.

- Elimine manchas: em alguns casos, o pote pode parecer manchado, o que acontece, por exemplo, com molho de macarrão armazenado por um longo período. Se isso ocorrer, coloque a vasilha de molho em um recipiente maior com água e detergente. Dessa forma, a gordura que está aparentemente manchando o pote irá se desprender e facilitar a limpeza.

- Evite fungos: para prevenir o surgimento de fungos e bactérias limpe bem as frestas das tampas e cantinhos dos potes e guarde-os sempre destampados e secos. Uma maneira eficaz de eliminar os germes é colocar os potes de molho em uma mistura de 2 litros de água e 1 comprimido antibactericida. Essa solução é muito usada na higienização de mamadeiras e utensílios de bebes e é indicada para limpeza de frutas e verduras.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Horta para comer e decorar: 7 dicas essenciais

1) Compre a planta já pronta no Ceasa, em São Paulo, na Cadeg, no Rio de Janeiro, ou em qualquer grande mercadão em sua cidade. Já vêm os vasinhos com furos ou saquinhos plásticos, com todas as hortaliças. Melhor do que comprar em semente e esperar meses para transplantar.

2) Escolha temperos como hortelã, alecrim, e não resolva plantar alface em apartamento, porque isso exige um cuidado mais profissional e um espaço bem maior. Temperos são fáceis, dão e se multiplicam.

3) O ideal é que pegue sol e chuva.

4) Qualquer tipo de vaso serve, desde que tenha os furinhos embaixo, para que as ervas se desenvolvam antes de colocar numa jardineira. Copos, latas, caixa de leite. Um dos recursos decorativos mais usados são os cachepôs transparentes, que mostram o conteúdo.

5) É bom cobrir o fundo da jardineira com caco de telha, brita. Mas tem uma pedrinha favorita para os agrônomos e consultores de horta: pedras de argila expandida.

6) A terra precisa ser escura, de boa qualidade e bem adubada. Adubo uma vez por mês cai bem.

7) Há quem cubra a terra, depois de plantar as ervas, com casca de árvore, para segurar a umidade e proteger de ressecamento.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Louças engraçadas

Uma bandeja, um açucareiro, e uma leitera não tão normais, neles existem 5 bonecos, cada um fazendo algo diferente. Achei realmente muito criativo, principalmente a função de cada um deles na “cena”. >> ONDE COMPRAR

domingo, 10 de outubro de 2010

Tomates recheados com arroz e manjericão


Para quem, assim como eu, não como carne, vai aí uma receitinha vergan deliciosa, fácil e bastante elegante! Pode experimentar que fica uma delícia!

3 tomates

1 punhado de manjericão fresco

3 colheres de sopa de arroz branco

Orégano

1 colher de sopa de açúcar

Sal

Azeite

Pimenta do reino

Cote o tomate acima do meio, separando a tampa que vai ser usada para cobrir o tomate recheado.

Com a ajuda de um boleador ou uma colher retire a polpa do tomate (com as sementes), sobre uma peneira para reservar o suco que desprender dos tomates, eles será usado no cozimento.

Pincele um refratário com azeite e acomode os tomates. Salpique o sal, a açúcar, coloque um fio de azeite dentro de cada tomate e espalhe pelas laterais internas dos tomates.

Em uma vasilha misture o arroz com a polpa do tomate, adicione o orégano, as folhas de manjericão rasgadas grosseiramente com as mãos, tempere com sal, pimenta do reino, acrescente duas colheres de sopa de azeite, acrescente três colheres de sopa do suco que verteu dos tomates, mistures tudo, deixe descansar por 20 minutos, recheie os tomates, tampe use a parte superior do tomate para tampar, pressionando bastante para eliminar um pouco do líquido, despeje o líquido que sobrou por cima dos tomates, regue com um fio de azeite e leve para assar em forno alto, pré-aquecido (200ºc) por uma hora. Sirva Quente!

Restaurantes: O maior e o menor do mundo

O maior restaurante do mundo é Damascus Gate, em Damasco, Síria. São 6 mil lugares em 54 mil m2.

Mil e oitocentos funcionários trabalham no lugar, onde há duas cozinhas de 2.500 m2. Tem áreas externas e internas, tematizadas de acordo com o cardápio, que inclui comida chinesa, italiana, indiana e, claro, árabe.

Já o menor é o Solo per Due, em Vecono, na Itália, a 65 km de Roma. Ele fica num charmoso casarão do século 19, construído com parte das ruínas da vila romana que pertenceu a Horácio
. Na casa, tudo, das cadeiras do bar à louça e aos copos, é feito especialmente para duas pessoas – incluindo todas as salas minimalistas, “solo per due”.

Só atende por reservas feitas com muita antecedência. Uma refeição sai, em média, 250 euros por pessoa.

Origem do macarrão

Todo mundo gosta, né? Pois é, vai aí a origem que acghei na internet e... bona apeotit! :D

A origem do macarrão não está esclarecida ainda. Há registros de tipos de massas, que poderiam ter originado o macarrão, na história de várias civilizações antigas, como dos assírios e babilônicos.

Na versão mais comum, o macarrão teria sido trazido da China ao Ocidente por Marco Polo, no século XIII. Entretanto, em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de um soldado genovês. A palavra macaronis, utilizada no inventário, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar.

Apesar da origem desconhecida do macarrão, é a partir do século XIII que o macarrão foi difundido pela Europa. Os italianos foram seus maiores difusores e consumidores, tanto que inventaram mais de 500 variedades. No entanto, o ancestral do espaguete foi um produto trazido pelos árabes para a Europa, também no século XIII. Eram tubos ocos compridos, de massa leve, que secavam enrolados em fios de palhas.

No século XVIII o espaguete ou spaguetti já era tão popular que os aristocratas ingleses eram capazes de viajar até Nápoles só para comer a massa, servida em barracas no meio da rua.

A palavra spaguetti significa barbante, e chegou ao Brasil, junto com outros tipos de massas, trazidos pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.

sábado, 9 de outubro de 2010

Flan de Queijo de Cabra com mini legumes grelhados da chef Marisa Revoredo do Restaurante Nicota


Ingredientes

Para o flan:

1 queijo tipo crotin fresco de 100g
150 ml de creme de leite fresco
1 folha de gelatina incolor
1 colher de chá de ciboulete picada
1 colher de chá folhas de tomilho
1 colher de chá azeite
Nóz moscada e pimenta do reino branca
Salsinha

Para os legumes:

2 mini abobrinhas
2 mini beringelas
2 talos de cebolinha
Azeite o quanto baste
Sal e pimenta do reino

Para os tomates:

6 tomates pêra
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
2 dentes de alho
Azeite o quanto baste

Modo de Preparo
Em temperatura ambiente, amasse bem o queijo com um garfo e incorpore o creme. Junte as ervas, o azeite e tempere. Amoleça a gelatina em água fria em seguida leve 10 segundos ao micro ondas para derreter e incorpore bem ao queijo. Unte com azeite forminhas individuais e leve à geladeira até a hora de servir. Desenforme com auxilio de um pano aquecido no fundo das forminhas. Corte os legumes em sentido longitudinal e regue com um fio de azeite e tempere. Esquente bem uma placa de grelhar ou frigideira de fundo grosso e grelhe rapidamente dos dois lados os legumes. Num refratário coloque os tomates cubra com azeite, o louro, o tomilho e os dentes de alho e leve ao forno a 100 graus por 40 min.

Dicas
Caramelo de balsâmico
Em uma panela coloque 200ml de água, 100ml de aceto balsâmico, 2 colheres de sopa cheias de açúcar. Leve tudo ao fogo baixo até que vire uma calda, reserve para decorar o prato. Aqueça 200ml de azeite e junte 1 xícara de folhas de manjericão, desligue e deixe em infusão por 24 h. Coe e use para regar o prato antes de servir.

A Confraria Feminina do Champanhe de Floripa elegeu espumante nacional!


As 70 mulheres da Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis (CFCF) anunciaram um novo veredicto: o Ponto Nero Extra Brut é medalha de ouro entre os espumantes no mercado brasileiro entre R$ 30 e R$ 80. Ele ultrapassou dezoito outros rótulos de Brasil, Espanha e França.

Os espumantes foram avaliados seguindo a ficha de degustação oficial da Federação de Sommelier Internacional do Brasil (FSI-Brasil) por 21 conhecedores de vinhos composto, por confreiras e jurados convidados como Eduardo Araújo, Sommelier da Miolo. A mesa foi coordenada pelo enólogo Jefferson Sancineto Nunes, presidente da Federação Sommelier Internacional do Brasil. Esta foi a primeira avaliação conduzida pela confraria catarinense.

O Ponto Nero custa em média R$ 47 e é vendido em empórios gourmets e lojas de vinho de todo o país. Mas é possível obter mais detalhes pelo telefone (54) 3388-3999.

As Alcachofras voltaram!

A alcachofra tem um sabor marcado e não tão comum, mas a depender da preparação eu gosto, prefiro que sirva com um molho mais levinhos, sim... só com azeite ou a salada não me atrai muito, mas recheada, gratinada, com um molho suave! ADORO!

Agora chegou a safra, da alcachofra, junto com a primavera. E sim, uma coisa que descobri, a alcachofra ainda não é uma flor, quando comemos, é somente o botão! Rá? Alguém queria saber isso? Não? Ta bom!

Compra, Conservação e Preparo

Uma dica para ver se a alcachofra está boa para o consumo, é segurá-la pelo talo e sacudi-la suavemente. Se estiver flexível, é sinal de que está madura. Mas, o prato a ser preparado também influi na hora da compra.

Quando se pretende usar o fundo ou rechear, é conveniente escolher alcachofras grandes, com folhas firmes e brilhantes. As pequenas são mais indicadas para saladas ou para serem preparadas ao vinagrete.

Para melhor conservação, guarde as alcachofras na gaveta da geladeira, dentro de um saco plástico. Assim, elas se conservam por 4 ou 5 dias. A alcachofra também pode ser congelada, mas só se estiver cozida.

Para saber se a alcachofra está cozida, é só puxar uma folha: se ela se soltar com facilidade é porque está no ponto. No cozimento, não há necessidade de muita água, basta colocar a quantidade que cubra metade da alcachofra.

Os talos das alcachofras também podem e devem ser aproveitados. Para isso, é só retirar a parte fibrosa que os envolve, descascando-os com uma faca. Depois, deixe os talos mergulhados em água com limão ou vinagre durante alguns minutos e leve para cozinhar por 30 minutos ou 15 minutos em panela de pressão.

“Os homens são dos bares, as mulheres são de Vênus”


Mais uma genial criação! O cara que tem essas sacadas é super diretor de criação, não? Eu adorei e vocês??

“Os homens são dos bares, as mulheres são de Vênus”. Foi com essa paródia sensacional do famoso livro do escritor americano John Gray, que a Bavaria Pilsner Beer lançou a “embalagem-livro” para sua nova cerveja. Genial!

Tapioca Café

A tapioca é tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani. Feita de goma fresca (polvilho), espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, que coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua, disco aberto ou mesmo rolinhos. É comida só com manteiga ou recheada.

Aqui em conquista existem algumas casas especializadas nessa iguaria, minha preferida é a Tapioca Café! Tudo bem que sou bem suspeito em falar de lá, já que fui responsável pela identidade visual do lugar, mas de fato as tapiocas são deliciosas!

Além das tapiocas recomendo que experimentem o cupcake de café, humm... realmente delicioso! E agora eles estão pensando em servir com uma bola de sorvete! Nesse calor que anda fazendo em Vitória da Conquista,vale a pena conferir!