sábado, 27 de novembro de 2010

Pasta de Alho


Ingredientes:
1 cabeça de alho grande
1/2 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de maionese
Manjericão e alecrim secos
Azeite
Sal

Papel alumínio

Preparação:
Coloque a cabeça de alho sobre o alumínio, tempere com as ervas, uma pitada de sal e azeite. Feche bem (não deixe nenhuma abertura, pois o vapor deve ficar preso para cozinhar o alho). Coloque o pacote numa forno médio, de 35-45 minutos. Quando estiver assado, retire do fogo e amasse, para retirar a pasta de alho, adicione os demais ingredientes, corrija o sal.

Sirva a pasta com torradas ou bolachas de coquetel.

Você muda a receita?

Comida de grife



John Galliano, o pirata e diretor artístico da Christian Dior está assinando uma linha de macarons para a famosa pâtisserie francesa Ladurée. Os doces tem sabor de rosas com gengibre. A receita exclusiva foi inspirada no novo perfume do Galliano, Parlez-moi d’Amour. Disponível em três tamanhos a série limitada chega às lojas Ladurée este mês e ficam por tempo indeterminado. Para quem não sabe, a Ladurée flerta com o mundo da moda há muito tempo. Grandes nomes como Christian Louboutin (assim como os sapatos da sola vermelha, também criou os macarons de sola vermelha), Christian Lacroix, Alexis Mabille, Chantal Thomass, Sonia Rykiel e Anna Sui já criaram caixinhas em edição especial para a boutique de doces.

Molho simples com o Chef Itamar Sinigaglia



Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 cebola finamente picada
1 talo de alho-poró picado
4 dentes de alho picados
50ml de conhaque
1 lata de 1,100kg de tomate pelado picado
1 folha de louro
3 talos de tomilho fresco
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
500g de spaghetti
75g de azeitonas pretas
1 xícara de creme de leite gordo
4 talos de salsinha e de manjericão picados
1 pitada de alecrim
125g de queijo grana padano


Modo de preparo
Cozinhe a massa na água com sal grosso. reserve

Numa frigideira doure o alho e a cebola, por 5 minutos. Em seguida, adicione o alho-porró e refogue rapidamente. Acrescente o conhaque e espere o álcool evaporar. Some o molho de tomate e a folha de louro. Mexa levemente e inclua as azeitonas, a salsinha e o alecrim.
Quando o molho começar a ferver, inclua o creme de leite fresco e misture bem.
Sirva com queijo ralado na hora e salpiques de salsinha.

Arte Urbana no Spoleto


O Spoleto colocou no ar esta semana uma promoção de pratos como já faz há alguns anos. A novidade desta vez é que pra ganhar os pratos, você não precisa juntar selos, basta inteirar 5,50 no valor da sua refeição e o prato é seu. Isso claro é um detalhe, a graça da coisa é que ao invés dos temas batidos das edições passadas como a Copa do Mundo, a Amazônia e as civilizações antigas, o contexto agora é Arte Urbana. Já foi explorado por eles uma vez numa linha de copos, mas vamos combinar, prato é muito mais legal. Eu como sou um tarado com grafite e arte urbana achei sensacional a série dos 8 pratos. Os artistas são figurinhas já conhecidas no meio e fizeram um ótimo trabalho. Mais do que isso, acho que a proposta de popularizar a street art aqui no país é o que vale. Quem sabe eles não empolgam com a ideia e ano que vem veremos aí pratos do Speto, do Titi Freak, dos osgemos…

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Doce Ganache - Pedacinhos do céu!


Quando penso em sobremesa a minha cabeça me leva certinho para a Doceria Doce Ganache. Gente essa eu recomendo mesmo! É muito bom!! Ainda não tive tempo de experimentar todas as opções de doces que eles oferecem. A variedade é muito grande, tortas, mousses, cheesecakes.

Já provei e recomendo a torta holandesa, o mousse de limão com calda de morango, a torta e o mousse de nozes. Não sei dizer qual é melhor, repetiria todos sem pensar duas vezes.

A apresentação dos produtos é perfeita, as texturas, os sabores... é notório que tudo é feito com produtos de excelente qualidade e o resultado é primoroso. Segundo o que me contaram, o estabelecimento é de uma enfermeira que abriu mão da profissão para se dedicar aos doces.

Quem ainda não teve oportunidade de experimentar, acho bom não perder tempo, eles têm duas lojas: uma na Pracinha do Gil e outra na Av. Olívia Flores.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Itacaré – Paraíso gastronômico

Quem viaja para Itacaré em um feriado qualquer vai com um único intuito...praia! Porém quando se chega lá se pode perceber que a cidade tem muitos outros atrativos além daqueles que são comuns a todos os visitantes. Descobri que aquela pequena cidade além de ter as praias mais bonitas da região onde se encontra pode ser um ótimo destino para quem gosta de culinária. Isso mesmo! Culinária. A avenida principal da cidade: a Pituba, está cheia de restaurantes de todos os estilos e gostos variados com cardápios de dar água na boca, e eu fui conferir alguns deles já que minha estadia por lá foi curta e infelizmente não pude desfrutar da grande maioria das opções disponíveis.

Primeira parada ‘O Restaurante – A La carte’ um lugar bonito que tem uma recepcionista super simpática chamada Jaqueline que nos atendeu prontamente, o cardápio é bem variado desde opções de carnes, massas, saladas e como em toda cidade praiana... peixes e mariscos. Como entrada pedi uma casquinha de siri, que teoricamente é uma porção pra uma pessoa e na pratica é pra duas, é uma delicia, e como não sou uma pessoa que gosta muito de peixes escolhi uma massa: ‘Talharim ao molho rose com camarões’ m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a.

Segunda parada Barraca de praia, iluminada com lampiões que deixam ela com um ar super charmoso. O local na verdade é uma extensão de um bistrô chamado: ‘Núuh!! Bistrô’ que fica do outro lado da rua, o atendimento é de primeira eu fiquei tão distraída com a cordialidade dos proprietários que atendem os clientes pessoalmente e que servem um vinho na temperatura ideal em taças de cristal à beira Mar... que me esqueci completamente de perguntar o nome deles. Além do vinho também nos serviram queijo e azeitonas banhados em azeite e ervas... enfim tudo que eu pedi pro meu feriado perfeito na praia.

Terceira parada pro almoço de domingo, restaurante e casa de sucos ‘Manga Rosa’ O proprietário super simpático e eficiente se chama Sandro e nos serve um suco de melancia, abacaxi e hortelã que é divino, enquanto escolhemos o almoço, por sinal tarefa muito difícil pois ele possui um cardápio divino, por fim escolhemos dois pratos, camarões pistola com salda verde acompanhado por um DELICIOSO molho de ervas, e filé de dourado com molho de camarões acompanhado de arroz ao curry. E até para uma pessoa que definitivamente na gosta de peixe o filé de dourado estava maravilhoso! O motivo?! Sandro fez questão de explicar... porque ele consegue pegar os peixes direto dos pescadores fresquinhos todas as manhãs, ou seja, peixe comprado congelado em Conquista nunca terá o mesmo sabor!

E por fim, quarta e última parada pelos restaurantes de Itacaré escolhi uma pizaria, chamada: ‘La pizzarella’ que fica em uma alameda linda que faz vc se sentir em um filme italiano, o que eu particularmente adorei. A pizza de lá combina mesmo com o ar da cidade praiana, massa muito leve e bem fininha com rúcula fresca e tomates secos sobre o queijo muzzarela derretido, e é claro acompanhada de um vinho tinto.

Em resumo voltarei mais vezes até conseguir conhecer todos aqueles restaurantes lindos com cara de natureza e com atendentes super simpáticos daquela cidade abençoada pela natureza.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Restaurante Alto da Serra - Pousada da Conquista

Há alguns dias fui com amigos almoçar na Pousada da Conquista. O hotel tem uma boa referência, eles se identificam como SPA. Para meu espanto eles se descrevem, no site, o restaurante “Alto da Serra” do seguinte modo:


“O Restaurante Alto da Serra, juntamente com a Pousada da Conquista RESORT SPA, procura oferecer aos seus clientes, um serviço de primeira qualidade. Com uma equipe bastante entrosada a cozinha procura levar ao cliente, através da comida, o prazer de cozinhar e a satisfação em servi-lo. A prova disso está na elaboração do cardápio, que vai desde o clássico da culinária até a cozinha conteporânea.”


Por Oxossi Rei de Ketu, propaganda enganosa é crime! O cardápio é bastante modesto com umas cinco ou seis opções de carne, outras poucas de peixe, frango e frutos do mar e três ou quatro saladas.

Quanto aos vinhos... ahahah um show a parte, por volta de 8 rótulos dos quais só tinham 4 disponíveis, todos tintos... de cabeça só lembro de um Miolo e um Santa Helena. Eu pretendia tomar um vinho branco Chardonnay ou Sauvignon Blanc para amenizar o calor. Fomos mesmo de cerveja bohemia. Para acompanhar pedimos uma porção de fritas que demorou 40 minutos.

Na hora do almoço, propriamente dito, ficamos cheios de dúvidas no que pedir, com receio da proveniência dos ingredientes optamos por comer massa. O cardápio só dispunha de espaguete, que não me atrai muito, questionei a possibilidade de usarem outra massa e a negativa foi veemente: Só temos espaguete, não temos outra. Fui de 4 queijos e os outros foram de parisiense, que desastre!

As massas foram salteadas no alho e óleo e depois misturaram os ingredientes. Meu 4 queijos tinha uma cobertura de queijos e NENHUM MOLHO, só os queijos derretidos... quando chegou já estava tão frio que os queijos nem esticavam. Enfim, pior que a comida só os mosquitos no salão do restaurante. Lamentável!

Ah, uma última dica... evitem o banheiro da piscina!